Campanha “Só tenha os filhos que puder criar” divide opiniões na internet

campanha só tenha filhos que puder criar internet polêmica quarai

Uma campanha da prefeitura municipal de Quaraí, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, está gerando polêmica no Facebook. O debate começou depois que uma usuária da rede postou uma foto de um outdoor que diz: “Só tenha os filhos que puder criar”.

“Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos!”, continua o texto da campanha, que ainda mostra um garoto sentado e a hashtag “#AEscolhaÉSua”.

Nos comentários, as pessoas se dividiram entre críticas e apoiadoras da iniciativa da prefeitura. Uma usuária escreveu: “Melhorar a qualidade de vida da população eles não querem, fazer um trabalho direito tbm não. É mais fácil proibir de fazer filho do que dar emprego, educação, dar condições de vida decente pra que o indivíduo possa decidir por ele mesmo.”

O que estão querendo dizer na verdade é, pobres, não tenham filhos porque não queremos que nossos impostos sejam destinados pra construção de escolas, creches, merenda escolar, serviços sociais, etc”, argumentou outra.

Mas também não faltou gente que elogiasse a iniciativa da prefeitura: “Que está campanha atinja todo o país! Sem hipocrisia! Bela campanha”, disse um dos comentaristas.

Uma coisa lógica que só não entende quem não quer. Meios contraceptivos existem vários, ao alcance de todos, seja mulher ou homem. Atualmente só tem filho quem quer”, defendeu outro usuário.

O conteúdo também foi publicado na página do Facebook da Prefeitura com dados que ressaltam a importância do planejamento familiar. “Pesquisas apontam que 55% dos relacionamentos que geraram filhos não planejaram e não estavam preparados para a gestação. 75% dos jovens que tiveram filhos em seus relacionamentos estão fora da escola e sem perspectivas de carreira profissional”.

Em entrevista à rádio Zero Hora, a secretária de Saúde de Quaraí, Fabiana Saldanha, disse que o objetivo da campanha era promover reflexão. “Queremos fazer com que as pessoas reflitam sobre essa grande responsabilidade que é colocar alguém no mundo”.

Leia também:
Famílias ricas brasileiras não querem mais ter filhos, revela pesquisa
3 mitos sobre mulheres que não querem ter filhos
Mulher sai de casa e deixa marido e filhos; 2 dias depois, ela recebe essa carta
Em carta comovente, cantora explica adoção após ‘não desejar filho da barriga’
10 frases para não dizer a uma mulher que não tem filhos
Mãe é ‘obrigada’ a vender filhas por menos de R$ 10

Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

O post Campanha “Só tenha os filhos que puder criar” divide opiniões na internet apareceu primeiro em Pragmatismo Político.


Escrito por Redação via Pragmatismo Político More at https://ift.tt/2sAfORk

Comentários